FOOD LOSS CHALLENGE 2021 REGULAMENTO

Artigo 1 – Objetivo da CHAMADA

 

1.1 A CHAMADA FOOD LOSS CHALLENGE 2021 visa identificar startups adotantes de tecnologias disruptivas de impacto global em categorias de interesse em diversas verticais da cadeia de prevenção de perdas relacionadas com o desperdício de alimentos no campo alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis.

É uma competição liderada pelo BAYER LIFE HUB e que envolve startups do Brasil e América Latina.Os parceiros da Bayer Life Hub são: FoodTech Hub br, Ministério da Agricultura e Embrapa.

 

1.2 A pré-qualificação será feita com as startups que se inscreverem no FOOD LOSS CHALLENGE através do site www.foodlosschallenge.com.br, preenchendo o formulário indicado.

 

1.3 Para o FOOD LOSS CHALLENGE 2021 foram escolhidas quatro categorias de interesse:

 

Produção: Startup mais inovadora em produção e processos produtivos, novas metodologias de cultivo e proteção pós cultivo, produção de frutas e legumes com maior valor agregado.

Novas Tecnologias e Processos Digitais: Startup mais inovadora em tecnologia agrícola, tecnologias para reduzir desperdícios na colheita e pós-colheita, processos mais limpos e sustentáveis, redução de consumo de insumos naturais para indústria agrícola e alimentos.

Processos para Aumentar Shelf-life e Segurança dos Alimentos: Startup mais inovadora em processos e sistemas que aumentem a resistência e shelf-life das culturas.

Transporte e Armazenamento: Startups com soluções inovadoras em transporte com rastreabilidade, novas formas de acondicionamento e armazenamento, soluções para aumentar resistência dos produtos durante transporte e armazenamento.

1.4 Para o FOOD LOSS CHALLENGE 2021 foram escolhidas as seguintes culturas: Tomate de Mesa, Melão, Folhosas, Brássicas e Batatas.

 

Artigo 2 – Requisitos para as Empresas Participarem da Qualificação

 

2.1 Podem participar da seleção startups com foco em inovação nas categorias definidas no artigo 1, item 1.3.

2.2 Startups operacionais, com Clientes, e que tenham auferido algum tipo de faturamento considerando o ano fiscal de 2021.

2.3 Startups das regiões: Brasil.

2.4 Startups que sejam fornecedoras de soluções de tecnologia disruptivas nas categorias definidas para o ano de 2021, conforme artigo 1, item 1.3.

2.5 Empreendedores com orientação para inovação e desenvolvimento de tecnologias para o agronegócio.

2.6 Corpo gerencial motivado e empreendedores presentes durante o investimento.

 

Artigo 3 – Inscrição

 

3.1 Todas as startups que fizerem sua inscrição no FOOD LOSS CHALLENGE respeitando as condições do artigo 2 estarão habilitadas a participar.

 

3.2 A inscrição deverá ser feita por meio do website: www.foodlosschallenge.com.br.

 

Artigo 4 – Informações que serão Solicitadas na Inscrição

 

4.1 Para inscrição a esta CHAMADA, a startup deverá preencher o formulário GOOGLE FORM – disponível no website: www.foodlosschallenge.com.br, fornecendo as informações necessárias para avaliação da startup, projeto ou negócio que atendam aos critérios de inovação e tecnologia referenciados no Artigo 2. O formulário de inscrição contempla informações tais como: Nome do empresário; E-mail; Nome da Empresa; CNPJ; Cidade/Estado; Website; Ano de fundação da empresa; Área de atuação da empresa; Produtos e Serviços ofertados; Descrição da inovação do negócio apontando o diferencial competitivo com relação aos concorrentes; Faturamento acumulado dos últimos 12 meses; Perfil dos sócios e principais executivos (mini CV); Número de funcionários.

 

4.2 Solicita-se que as informações sejam preenchidas de forma clara e com detalhamento suficiente para que os avaliadores possam entender a proposta de valor da empresa, de seus produtos e serviços, a tecnologia empregada, diferenciais competitivos, capacitação da equipe e demais informações solicitadas no formulário.

 

Artigo 5 – Da Seleção das Empresas

 

5.1 Serão selecionadas as startups que, a partir da avaliação das informações fornecidas, possuam a mais disruptiva tecnologia e que atenda uma solução global dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. A metodologia de avaliação e seleção são critérios exclusivo dos organizadores desta CHAMADA. A título ilustrativo, dentre os possíveis critérios que serão considerados, estão: diferenciais competitivos dos produtos e serviços, diferencial tecnológico, resolução de um problema global ou de uma cadeia de valor, potencial de mercado, potencial de crescimento da empresa, escalabilidade do negócio e impactos sociais e ambientais, dentre outros.

 

5.2 A seleção será composta de 6 etapas:

5.2.1 Etapa I – Inscrição
Segunda Chamada: 17 de junho de 2021
Terceira Chamada: 05 de agosto de 2021
5.2.2 Etapa II – Início da qualificação das empresas inscritas
As startups qualificadas pela comissão avaliadora serão conhecidas no dia 23 de agosto de 2021.
5.2.3 Etapa III – Seleção das Finalistas
Início do agendamento para as apresentações, caso necessário em 24 de agosto de 2021.
5.2.4 Etapa IV – Prazo final para agendamento das apresentações: 06 de setembro de 2021.
5.2.5 Etapa V – Divulgação das finalistas selecionadas:
As startups selecionadas serão informadas até o final do dia 13 de setembro de 2021.
5.2.6 Etapa VI – Apresentação das finalistas:
As startups selecionadas terão oportunidade de apresentar sua empresa para o corpo de jurados no dia 29 de setembro de 2021.

 

5.3 O cronograma das etapas está apresentado no Artigo 9 deste regulamento.

 

5.5 Os parceiros não estão obrigados por esta CHAMADA a fazer aporte de recursos nas startups participantes.

 

5.6 As startups participantes não se comprometem ou se obrigam a firmar contratos de investimentos ou quaisquer outros compromissos que não sejam o de participar dos processos de avaliação desta CHAMADA.

 

Artigo 6 – Custos de Participação

 

6.1 A participação no FOOD LOSS CHALLENGE 2021 será aprovada mediante a inscrição no site www.foodlosschallenge.com.br sem nenhum custo.

 

6.2 Quaisquer custos que a startup participante venha a ter com assessorias para desenvolvimento de negócios, viagens, tecnologias ou quaisquer outros tipos de despesas serão de responsabilidade da startup participante.

 

6.3 Os custos de preparação de material, vídeo e outros são de inteira responsabilidade da startup candidata.

 

6.4 Quaisquer tipos de despesas que os participantes tenham durante o programa não serão ressarcidas pelos organizadores, parceiros ou patrocinadores.

 

 

Artigo 7 – Confidencialidade

 

7.1 Todas as informações recebidas ao longo do processo serão consideradas confidenciais e utilizadas apenas dentro do necessário para execução do FOOD LOSS CHALLENGE 2021.

 

7.2 Todos os candidatos se responsabilizam pela veracidade das informações fornecidas e ficam sujeitos às penalidades legais caso apresentem informações falsas.

 

7.3 Nenhum participante será obrigado a ceder qualquer tipo de informação que julgue sigilosa, confidencial ou não pertinente ao seu projeto.

 

Artigo 8 – Direito de Imagem

 

8.1 Os candidatos concordam em estar disponíveis para o relacionamento com a mídia e canais de comunicação, em ceder entrevistas e reportagens que eventualmente sejam requisitados, com o objetivo de divulgar sua participação na presente CHAMADA.

 

Artigo 9 – Cronograma

 

9.1 O cronograma das etapas do FOOD LOSS CHALLENGE 2021 está apresentado na tabela abaixo, e poderá sofrer alterações em datas e etapas, a exclusivo critério dos organizadores do evento. Quando houver alteração de datas, o cronograma será imediatamente atualizado no website: www.foodlosschallenge.com.br.

 

I – Início das Inscrições:

Primeira chamada :18 de Março de 2021;

Segunda Chamada: 17 de Junho de 2021;

Terceira Chamada: 05 de Agosto de 2021.

 

II – Qualificação das Startups Inscritas nas Chamadas: As startups qualificadas pela comissão avaliadora serão conhecidas no dia 23 de agosto de 2021.

 

III – Seleção das Finalistas: Início do agendamento para as apresentações -24 de Agosto de 2021.

 

IV – Prazo Final para Agendamento das Apresentações: 06 de Setembro de 2021.

 

V – Divulgação das Finalistas Selecionadas: As startups selecionadas serão informadas até o final do dia 13 de setembro de 2021.

 

VI – Apresentação das finalistas: As startups selecionadas terão oportunidade de apresentar sua empresa para o corpo de jurados no dia 29 de Setembro de 2021.

 

Artigo 10 – Adesão aos Termos deste Regulamento

 

10.1 As startups participantes, por meio dos seus responsáveis legais e dos responsáveis pela inscrição a esta CHAMADA, reconhecem o presente regulamento e aderem aos seus termos ao submeter o formulário de inscrição para esta CHAMADA.

 

Artigo 11 – Dúvidas e Contato

 

11.1 Todo tipo de contato, dúvidas ou esclarecimentos deverão ser feitos pelo formulário disponível no website www.foodlosschallenge.com.br.